Imagem capa - Mãe por Laura Fabrini - Fotografia
O que é meu

Mãe




Eu não sei se aconteceu isso na sua vida também, fato é que na minha aconteceu de um jeito bastante consciente, nessas jornadas do autoconhecimento que a vida inevitavelmente nos traz com os anos. Caso você não tenha embarcado nessa ainda, é uma viagem sem volta, já queria avisar. Daquelas que você não se arrepende de ter começado.

Um dia me caiu a fixa de que minha mãe, além desse título que é tão dela, era também um ser humano separado desse rótulo. Uma mulher que tem anseios, realizações, frustrações, preocupações, e acima de isso tudo uma história própria. Foi uma ficha daquelas. Isso me fez olhar pra cada mulher um pouco mais a fundo, separando seus rótulos de suas existências.


Comecei a percorrer a minha linhagem familiar pra tentar entender melhor quem foram as mulheres da minha família além de mães, tias e avós. Me peguei por vezes tentando imaginar com o que minhas avós sonhavam quando eram jovens, quais desses sonhos elas conseguiram realizar e o que a vida trouxe de inesperado. Eu queria ter tido a oportunidade de conhecer melhor minhas avós enquanto mulheres. Certamente facilitaria muito compreender minha própria existência.

Tenho feito esse mergulho com a minha mãe e tento caminhar ao lado dela como filha e como mulher. Nas nossas imperfeições e nos nossos acertos, seguimos. Tem sido uma caminhada de aprendizado e gratidão.

Hoje é dia de celebrar a mulher que é a minha mãe, a mulher que foram minhas avós, e todas as mulheres que existiram antes e que me permitiram estar aqui sentada escrevendo pra vocês sobre a vida.

Te amo mãe, você é uma mulher sensacional! Obrigada por tanto e que tanto mais possamos viver juntas ♡

--
um pouco mais de história?

Essa foto é de maio de 1984. Eu, com cinco meses de idade, rechonchuda até falar chega, já tinha esse olhar que carrego até hoje de "Peraí, me explica o que que tá acontecendo?" . Minha irmã já era esse trem especial que me achava sua boneca e me espremia e continua espremendo. Minha Mamma, era mais nova do que a idade que tenho hoje, e já tinha colocado no mundo nós duas e passado pela experiência de um outro quase parto com uma gestação entre as nossas. Os furinhos no canto das fotos? É que lá em casa tinha um painel enorme de cortiça no corredor, em que ficavam pregadas com taxinhas fotos, memórias, viagens, família, momentos...

#tododiasefazmemoria #familia #diadasmaes #ancestralidadefeminina #maes #mulheres